SPAM

SPAM, A CARA DO MUNDO ATUAL

 Por Rubens da Cunha

Publicado no jornal A Notícias [14/12/2011]

Não há dúvidas de que as novas ferramentas de envio e recebimento de mensagens vieram para ficar, mas trouxeram com elas um percentual considerável de lixo, o famoso spam, que talvez seja uma das melhores alegorias para o nosso tempo: o que é o spam senão todo mundo falando ao mesmo tempo, tentando um mínimo de atenção de um interlocutor desconhecido?

Para cada e-mail útil recebido, vem a rodo dezenas com propagandas, vírus, correntes, mensagens estranhas de políticos, de festas, de bancos, de empresas querendo empurrar algo que “vai mudar a sua vida”. Uma volta nos spams recebidos em apenas um dia já dá mostras dessa terra de ninguém que é a internet. É como se fosse uma viagem surreal. No campo das mensagens mais loucas, estão a já clássica “enlarge your penis” e aquelas que falam de fundos perdidos. Alguém num canto do mundo (o último que eu recebi se chamava Harryson Emos e era de Burkina Faso) precisa de nossa ajuda urgente para que seja transferido um valor considerável para nossa conta, basta, obviamente, entrar em contato e fornecer o número da conta. Outro dessa turma apelou para Deus, iniciou seu e-mail com um “saudações em nome do nosso Criador”, depois disse que tinha seis milhões de dólares e que precisava de minha ajuda. A comissão era de 30% e eu precisaria manter o segredo de toda operação. Bastava fornecer os meus dados bancários, claro.

Quando não oferecem comissões, dizem que a gente ganhou um carro e um valor gigantesco. Ultimamente, tenho ganhado BMWs e milhões de libras. Por um momento fico feliz, depois a ilusão acaba. Outro spam comum que tenho recebido é pedido de relacionamentos. O último veio da jovem Sittina, que demonstrou muito interesse em me conhecer e para quem a língua, a distância e a nacionalidade não serão barreiras para o verdadeiro amor. Algo que chama a atenção é que ainda existe a possibilidade de alguém cair nessa conversa, não apenas de inocentes propagandas, mas nesse lance de sorte, dinheiro fácil e aumento do pênis. O spam parece ser uma rede jogada a esmo – muitos escapam, mas um ou outro mais desatento acaba caindo e alimentando cada vez mais esse sistema maluco de comunicação.

O pior é que esse tipo de proposta mirabolante não se limita apenas aos e-mails. Semana passada, eu recebi um SMS da operadora que seria ofensivo se não fosse tão ridículo. Eis a mensagem: “Você foi premiado com a chance de participar de graça do sorteio de uma TV 32¨ LED esta noite. Envie já sem custo a palavra TV p/…” (Cortei apenas as marcas da operadora e da TV)”. Eu sou ou não sou uma pessoa de sorte? Ser premiado com a chance de participar de graça de um sorteio é tudo o que eu almejava na vida. Por falar em vida, vida longa ao gênio publicitário por trás dessa mensagem. Mamãe deve estar orgulhosa de você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: